Futmesa: Com banguense entre os organizadores, Campeonato Mundial tem nova sede

Alta nos preços dificultaram organizadores japoneses, tornando Portugal opção mais viável

WhatsApp Image 2017-11-29 at 10.50.00

A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) anunciou recentemente o novo país-sede do Campeonato Mundial de futmesa entre os dias 15 e 18 de novembro de 2018. Por conta de empecilhos envolvendo crise financeira, o Japão gentilmente abriu mão deixando a cargo de Portugal organizar um novo evento desta magnitude após 17 anos, tendo como local escolhido a cidade de Moita, na Grande Lisboa. O Mundial contemplará as modalidades sectorball e 12 Toques, além da disputa do Campeonato Mundial Interclubes.

Tendo o atleta e coordenador do departamento de futmesa do Bangu Marcelo Coutinho, participando da comissão organizadora da competição como integrante da diretoria da International Sectorball Federation (ISBF), ele explicou os motivos que levaram a esta mudança.

– Foi uma crise financeira que fez mudar o planejamento. Para quem está na América do Sul, se deslocar para o Japão ficou muito caro em relação aos outros anos. Lá eles também estão atravessando um período de aumento de preços em diversos setores, fazendo com que os organizadores não conseguissem manter as despesas,mesmo com a ISBF abrindo mão de alimentação e hospedagem, que era um pré-requisito. Então em comum acordo, conseguimos firmar Portugal para que as despesas ficassem mais em conta, também viabilizando o baixo custo no deslocamento para o país, tanto para quem sai das Américas, como da Europa, Ásia e Oceania – disse Coutinho, que também é diretor do departamento de sectorball da CBFM.

A CBFM irá divulgar em breve a relação de convocados e provavelmente a lista deve conter ao menos dois atletas do Bangu. O clube já está se movimentando na busca de patrocínios que permitam a participação de todos os seus atletas no Campeonato Mundial.

A última edição do evento foi realizada na cidade de Debrecen, na Hungria, em 2015. Com o banguense Marcelo Coutinho como chefe da delegaçãoo Brasileira, a equipe conquistou o título mundial na categoria 12 toques.

Assessoria de imprensa com informações da CBFM