ISRAEL

Israel

O meio-campo, atualmente, com 48 anos, lembra com saudade da sua época de jogador. Após jogar no Serrano de Petrópolis e ter feito um bom ano de 1983 no Campo Grande, Castor de Andrade comprou seu passe por 50 mil cruzeiros.

Estreou no time na excursão à Coréia do Sul em 1984 e segundo ele, seus melhores momentos, foram as duas finais roubadas de 1985.

Seu melhor jogo, no entanto, é outro, a inesquecível goleada por 4 x 0 sobre o Vasco pelo Carioca de 1984. “Foi meu primeiro jogo com a camisa do Bangu no Maracanã, não dá para esquecer”.

Em 229 jogos (98v, 82e, 49d) com a camisa alvirrubra entre 1984 e 1991, Israel marcou três gols, embora só se lembre de um. “Fiz poucos gols pelo Bangu. Só lembro de um, contra o Itaperuna, que na época se chamava Porto Alegre”.

Por morar no próprio bairro, mantém contato ainda com Mário, Marinho e Ado.

Na sua opinião, o futebol dos anos 80 era mais equilibrado, com times mais fortes e muitos talentos em campo. Em relação ao Bangu de hoje, que faz questão de assistir, Israel tem dois pontos de vista bem diferentes:

“A cada ano, um time novo, não tem gente identificada com o Bangu como era no meu tempo, mas de qualquer forma vejo o clube melhorando neste momento”.

Além de Serrano, Campo Grande, Bangu, Israel jogou também no Bahia.