CONVERSAMOS COM O JORNALISTA FÁBIO ALEIXO, COMENTARISTA BRASILEIRO QUE FARÁ O JOGO DO BANGU NA RÚSSIA NESTE SÁBADO (21)

O Bangu é o meu país, o nosso, mas também tem relações diplomáticas com outros. Se engana quem acha que o país Bangu é conhecido somente no Brasil. Na Rússia, o assunto do momento é o Bangu. A Viasat Sport, canal que transmitirá Bangu x Portuguesa neste sábado na Rússia, é um canal que já está há tempos no mercado russo e disponível em todas as operadoras de TV por assinatura do país. Conversamos com o comentarista que trabalhará neste jogo, o jornalista brasileiro Fábio Aleixo:

– Fábio, conte um pouco mais sobre você?
FA: Me chamo Fábio Aleixo, tenho 35 anos e, há pouco mais de cinco anos, moro na Rússia, e já sou também cidadão russo. Vim para Moscou antes da Copa de 2018 como correspondente da Folha de S.Paulo e fiquei por aqui. No Brasil, também passei por LANCE! e UOL. Aqui na Rússia trabalho como produtor, repórter e comentarista atualmente.

O futebol sempre foi minha paixão, sou torcedor do São Caetano, uma vez que sou nascido na cidade e acompanhei os tempos áureos do Azulão. Mantenho um perfil no Twitter (@fabiopaleixo) no qual procuro sempre informar sobre jogadores brasileiros que estão aqui, novidades do mercado e curiosidades do futebol russo. Nos últimos três anos, já venho tendo a oportunidade de comentar o Campeonato Brasileiro em um canal a cabo aqui. Há gente que segue o Campeonato Brasileiro e conhece os principais times e seguem também a Copa Libertadores.

– Conte-nos um pouco sobre como surgiu essa possibilidade de transmissão do Cariocão 2023 e a chance de falar do Bangu para os russos?
FA: A Viasat Sports é um canal que sempre transmitiu programação da ESPN, torneios dos EUA, etc. Porém, por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia e as sanções, muitos direitos foram perdidos. O canal vem buscando torneios diferentes, variar a programação e surgiu a possibilidade de passar o Carioca e me convidaram para fazer parte das transmissões. Minha estreia será em Portuguesa x Bangu. Acredito que é uma ótima oportunidade de passar aos russos o que significa um Campeonato Estadual no Brasil e quão importante e diversificado é nosso futebol, não se restringindo apenas aos grandes.

Meu desafio em um jogo como Portuguesa e Bangu é explicar quem são as equipes, ressaltar fatos históricos das equipes e ser didático. Quero expandir a visão que possam ter do nosso futebol. Por ser brasileiro, conheço muito bem o Bangu e quero mostrar aos russos. Ressaltando, inclusive, que se trata de um time que foi vice-campeão brasileiro.

– Como o russo enxerga o futebol brasileiro? Tem boa audiência os jogos daqui?
FA: O fuso horário (diferença de seis horas) complica um pouco para as pessoas seguirem tanto como seguem os torneios europeus, por exemplo. Mas se nota que aos pouco vai aumentando o interesse. Mas claro que os jogadores brasileiros que atuam na Europa são muito conhecidos e houve grande comoção pela morte do Pelé. Inclusive saí em vários canais comentando.

A Viasat Sports ainda não tem link disponível de transmissão, mas o banguense que for acompanhar em tempo real o jogo em nosso twitter oficial, também pode espiar o perfil do Fábio, ele vai postar bastidores e informações que serão passadas aos russos na conta dele no twitter (https://twitter.com/fabiopaleixo).

No G4, com quatro pontos em dois jogos, o Bangu enfrentará a Portuguesa neste sábado, 21, às 20h, no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, em jogo válido pela terceira rodada do Cariocão 2023.

Comunicação Bangu
Fotos: Divulgação