Em duelo de estreantes, Bangu Castores e Portuguesa-SP abrem Liga BFA Feminina

Head coach do time acredita em jogo equilibrado e comenta valorização do futebol americano

Após quatro meses de preparação, as atletas do Bangu Castores iniciam neste sábado, 27, às 14h, contra a Portuguesa-SP, no Canindé, sua saga na Liga BFA, equivalente ao Campeonato Brasileiro. É a primeira vez que o Bangu disputa uma competição de futebol americano, enquanto a Lusa participa pela primeira vez na categoria feminino.

Na visão da head coach da equipe, Vanessa Yorio, por conta do seu primeiro adversário ser debutante na liga, há expectativa de confronto pareado pois ambas têm no plantel jogadoras experientes e novas atletas reveladas em tryouts.

– Temos um grande desafio para entrosar nosso coletivo que é muito diverso. O principal objetivo é conseguir alinhar tecnicamente o máximo possível as novas atletas com as mais experientes. Estamos no caminho certo e nada como um primeiro jogo para acelerar este processo. Teremos alguns desfalques na nossa estreia, mas acredito que não será o suficiente para alterar o resultado final da partida. Jogaremos contra um time que nunca jogou o Brasileiro, assim como nós, então vamos com tudo para trazer a vitória para o Bangu – propõe Vanessa Yorio.

Apostando no crescente número de fãs que a NFL vem criando, a equipe alvirrubra está disposta a brigar para alcançar novos degraus no futebol americano brasileiro. Isso porque, segundo Vanessa Yorio, iniciativas estão sendo desempenhadas para fortalecer a divulgação e direcionamento da modalidade no país.

– O número de adeptas ao esporte certamente ainda é muito inferior se compararmos ao masculino, mas estamos caminhando. Em 2014 participei do primeiro Campeonato Brasileiro e éramos apenas quatro times, sendo que um saiu logo no início. Em 2019 já somos oito equipes. Com isso o envolvimento de amigos e familiares, que muitas vezes nem sabia que existia, aumenta. Ano passado, pela primeira vez, tivemos um patrocínio exclusivo do campeonato feminino e esse ano, além de mantermos esse patrocínio, a liga anunciou o contrato assinado com uma emissora de TV que transmitirá a final feminina pela primeira vez. Então toda a comunidade do futebol americano está comprometida e trabalhando para esse desenvolvimento – confia a head coach.

A Liga BFA Feminina é dividida em dois grupos de quatro times. O Bangu Castores está no grupo 1 ao lado da Portuguesa-SP, São Paulo Panthers e Brasília Pilots. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro do próprio grupo. Ao final desta etapa, as duas equipes de melhor campanha em cada grupo se enfrentam nos playoffs.

João Carlos Gomes